Vinte e nove dias foi o tempo exato que o triatleta paranaense Camilo Benke levou para realizar algo nunca feito antes por outro atleta: ele completou o Ironman em 11.º lugar em sua categoria – uma das provas mais exigentes de triathlon do mundo e ainda atingiu o cume do Cerro Plata, de 6 mil metros, e do Aconcágua, monte mais alto das Américas com 7 mil metros.
O tempo que Benke levou para completar as três etapas é quase o mesmo que um escalador leva para atingir apenas o cume do Aconcágua, que fica em torno de 20 dias. Já Benke, chegou ao cume dessa montanha em apenas seis dias.
“Realmente é preciso estar muito bem preparado para conseguir completar três empreitadas como estas. Geralmente, um atleta profissional faz um intervalo de alguns meses entre jornadas que exijam muito esforço físico, como é o caso do Ironman e das montanhas”, diz o atleta.
Os desafios
Desde que iniciou sua carreira no triathlon, o paranaense Camilo Benke propôs a si mesmo testar seus limites. Em 2008, ele superou seu primeiro desafio quando competiu o Ironman na África do Sul e uma semana depois escalou o monte Kilimanjaro, o mais alto da África.
Em seguida, ainda no mesmo ano, ele completou dois Ironmans com apenas vinte dias de intervalo. E agora, ele se supera mais uma vez completando o Ironman do Arizona, o monte Cerro Plata e o Aconcágua em menos de 30 dias.