Com apenas um ano de experiência na modalidade, o paranaense de Curitiba Geovani Muchinski foi a grande revelação da 4.ª etapa do 18.º Troféu Brasil de Triathlon, disputada neste domingo na Cidade Universitária da USP, na capital paulista. A prova reuniu 700 triatletas de 22 estados e também da Argentina, confirmando o fato de ser o principal circuito do continente na distância.
Em sua temporada de estréia entre os profissionais, o competidor de 28 anos garantiu a importante 5.ª colocação na prova, subindo ao pódio, e chegou a ocupar a terceira posição, após o ciclismo. O resultado foi muito comemorado.
“Antes, eu só pedalava. Como eu já sabia nadar um pouquinho, decidi encarar o triatlo no ano passado e fiz as duas últimas etapas no amador”, lembrou o atleta, que se sagrou campeão geral amador na prova final.
Representantes do triatlo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 e fora de Beijing, por decisões pessoais, os paulistas Paulo Miyasiro e Carla Moreno confirmaram o favoritismo e venceram a prova. Eles enfrentaram o contraste da água gelada da raia olímpica, na natação, com o forte calor nas ruas durante o pedal e a corrida.
Em sua 18.ª edição consecutiva, o Troféu Brasil de Triathlon terá mais três etapas neste ano, todas em Santos, cidade considerada a capital da modalidade e onde o circuito “nasceu”. A próxima prova será no dia 21 de setembro. Os resultados completos da etapa da USP estão disponíveis no site oficial www.trofeubrasil.com.
Entre as mulheres, Carla, que desde 2004 mora em Santos, manteve a invencibilidade na USP, dando mais um passo rumo ao heptacampeonato. Em momento algum, ela teve a liderança ameaçada, completando a prova em 2h14min30s. Foi cinco minutos e sete segundos superior à campineira Vanessa Gianinni. A santista Fernanda Garcia foi a terceira colocada, com 2h22min18s.