Três universidades brasileiras representarão o país no próximo fim de semana em uma competição diferente. Rochester, nos Estados Unidos, será palco de uma corrida disputada por carros desenvolvidos por universidades de todo o mundo, o Baja Rochester World Challenge 2013. A competição ocorre entre amanhã e domingo.
Classificaram-se pelo Brasil a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). Ao todo, são mais de 100 instituições de ensino ao redor do mundo que enviam representantes para a competição.
O carro que será utilizado no torneio é do modelo baja – que são protótipos que competem normalmente em corridas off-road ao redor do mundo. A estrutura do carro é tubular. O grande diferencial do torneio é que os carros são desenvolvidos pelos próprios alunos dos cursos de graduação das universidades.
A avaliação dos carros se dá por meio dos seguintes quesitos: segurança, projeto, custos de fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa, suspensão e tração.