Faltando três rodadas para o fim do Paranaense 2009, três times se destacam na briga pelo título. Atlético e Coritiba, com 11 pontos, e J. Malucelli, com 10, abriram boa vantagem na classificação. O Paraná, com 7, ainda corre por fora.
Rubro-negros e alviverdes são os únicos que dependem apenas de suas próprias forças. O Furacão leva vantagem, pela melhor campanha na 1.ª fase. O time da Baixada pode jogar pelo empate no Atletiba, desde que vença Paraná e Cianorte e o Jotinha não consiga três vitórias.
O Coxa será o campeão se vencer seus três jogos restantes. Além do clássico, marcado para a penúltima rodada, na Baixada, o clube do Alto da Glória ainda enfrenta Iraty e Nacional, em casa.
Para conquistar o troféu, o J. Malucelli precisa de vitórias contra Cianorte, Nacional e Paraná, além de tropeços de Atlético e Coritiba. Um empate no Atletiba pode servir como uma luva para a equipe do Barigui.
O Tricolor está em situação mais complicada. Além de vencer seus três jogos, contra Atlético, Iraty e J. Malucelli, o time da Vila ainda torce para que os três primeiros colocados derrapem.
O Jotinha também está próximo de um lugar na Série D do Brasileiro. O Caçula abriu boa vantagem sobre Nacional (5 pontos) e Cianorte (4), que ainda têm chances matemáticas de ficar com uma das duas vagas paranaenses na quarta divisão nacional.
Uma delas já é do Londrina, que conquistou a Copa Paraná em 2008. O campeão e o vice do estadual garantem vaga na Copa do Brasil de 2010, junto com o Tubarão. Iraty e Paranavaí, que ainda não somaram pontos na fase decisiva, não têm mais pretensões no estadual. Nas três últimas rodadas, irão apenas cumprir tabela.