São Paulo – Ficou para Abu Dhabi, como se imaginava. A Red Bull confirmou seu favoritismo e venceu com facilidade o GP do Brasil, penúltima etapa do Mundial de F-1.
No domingo sai o campeão de 2010. Fernando Alonso, da Ferrari, foi o terceiro colocado na prova de Interlagos e continua liderando a classificação com 246 pontos.
A dupla rubrotaurina vem a seguir: Mark Webber, segundo ontem, tem 238; Sebastian Vettel, o vencedor, 231. Lewis Hamilton, com 222, tem chances apenas matemáticas.
O inglês da McLaren precisa ganhar a última corrida da temporada e torcer para que os três primeiros sejam seqüestrados pela Al Qaeda. O comportamento da Red Bull é que passa a ser a grande interrogação da etapa decisiva do campeonato.
Ontem, se seguisse a cartilha da Ferrari, por exemplo, que costuma determinar com alguma clareza quem é primeiro e quem é segundo piloto, mandaria seus meninos inverterem as posições. Webber, com mais chances de ser campeão, ficaria, assim, a apenas um ponto de Alonso.
Mas o time optou pela esportividade. E garantiu que não pensa em dar ordem alguma em Abu Dhabi. “Tudo vai depender de como estarão as posições na última volta”, disse Webber. “É a filosofia da nossa equipe. Não espero nenhuma ajuda extra pelo fato de estar na frente nos pontos”. Vettel falou que os dois pilotos “saberão como agir”.
O espírito esportivo da Red Bull trabalha a favor de Alonso. Como não houve favorecimento a Webber ontem, o espanhol da Ferrari vai para a prova final podendo conquistar o título até com um segundo lugar, mesmo se o australiano vencer. Um resultado idêntico ao de ontem também daria a taça a ele.
O GP do Brasil, disputado com sol e calor, foi decidido na primeira volta, quando Vettel e Webber passaram o pole Nico Hülkenberg, da Williams. Dispararam e sumiram na frente.
Alonso teve mais trabalho, precisou superar Hamilton e ficou algumas voltas atrás do alemão. Quando se livrou dos dois, correu sozinho. Festa nos boxes da Red Bull, que com a quarta dobradinha no ano conquistou por antecipação seu primeiro título mundial de Construtores. Mas o de Pilotos, que para a maioria dos fãs é o que interessa, ficou para Abu Dhabi. Como se imaginava.