O Paraná terá mesmo três vagas na Série C do Campeonato Brasileiro de 2006. Ontem, a CBF emitiu uma resolução definindo os critérios para a Terceirona do ano que vem, que contará mais uma vez com 64 participantes.
O ranking das Federações da CBF, já atualizado após a temporada 2005, define o número de participantes por Estado. São Paulo, primeiro da lista, poderá inscrever cinco filiados; o Rio de Janeiro, segundo no ranking, terá quatro participantes; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, inscreverão três times, e os demais estados, apenas dois. Também têm vaga assegurada os seis clubes rebaixados da Série B do ano passado (Bahia, Vitória, Anapolina, Caxias, Criciúma e União Barbarense).
As Federações são obrigadas a preencher as vagas de acordo com a colocação dos respectivos campeonatos estaduais – somente um time em cada Estado pode ser definido através de torneio seletivo ou similar. O arbitral da FPF, realizado em setembro, definiu que a posição no Estadual indicará todos os classificados. Assim, disputam a Série C os três melhores colocados do Paranaense-06, excetuando-se Atlético e Paraná (Série A) e Coritiba (Série B).
A CBF também obrigou as Federações que não têm clubes nas séries A e B a concluir os Estaduais até 4 de junho de 2006, para que a tabela possa ser confeccionada com antecedência.