Nílton Santos/ASP
Marcelo Nunes foi o melhor do dia na Praia da Vila, em Imbituba.

O palco das decisões da história do Nova Schin Festival, desta vez inaugurou a etapa sul-americana do World Championship Tour (WCT) em Santa Catarina. A primeira fase classificatória foi iniciada em ondas de meio metro de altura, com as maiores atingindo 1m na Praia da Vila, que logo lotou para assistir a estréia dos dois únicos candidatos ao título mundial da temporada.

continua após a publicidade

O número 1 Kelly Slater entrou numa hora não muito boa do mar e só fez o suficiente para derrotar os adversários. Já o havaiano Andy Irons surfou a melhor onda da terça-feira, com nota 9,5 na Praia da Vila. Mas o potiguar Marcelo Nunes foi quem atingiu a maior pontuação do primeiro dia, registrando imbatíveis 16,90 pontos nas dez baterias realizadas ontem em Imbituba (SC).

"Para mim foi um ótimo começo, pois estou precisando de um bom resultado aqui para permanecer no WCT e quero ver se consigo isso aqui no Brasil", disse Nunes (28.º no ranking que garante os 27 primeiros na elite do WCT 2006). Ele abusou dos aéreos nas ondas da Praia da Vila e nos dois melhores conseguiu notas 8,67 e 8,23. Nunes derrotou o carioca Pedro Henrique e o norte-americano Damien Hobgood.

Além de Nunes, dos 15 brasileiros que competiram na terça-feira apenas o cabo-friense Victor Ribas e o paulista Adriano de Souza estrearam com vitória. Os outros terão que encarar a repescagem. Mineirinho voou alto para derrotar o australiano Bede Durbidge e o havaiano Bruce Irons e Vitinho superou o australiano Trent Munro e o baiano Flávio Costa. Ele defende a 25.ª posição na briga pelas últimas vagas no grupo dos 27 que são mantidos no WCT. "Quero buscar um bom resultado para confirmar minha vaga aqui, porque lá no Havaí sempre é mais complicado", falou Ribas.

continua após a publicidade