Três anos após 1º título brasileiro na ginástica, Rebeca estreia no adulto

Foram três anos de uma longa espera, mas chegou o dia. Nesta sexta-feira, em Liubliana, na Eslovênia, a jovem ginasta Rebeca Andrade vai, enfim, competir pela primeira vez no adulto. A atleta revelada pelo Flamengo conquistou seu primeiro título brasileiro em maio de 2012 e, desde então, é a mais completa ginasta do País. Mas só em 2015 ela completará 16 anos, e por isso só neste ano foi autorizada a competir internacionalmente.

No ano passado, seria Rebeca a brasileira a participar dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim. Mas a flamenguista se machucou e acabou substituída por Flávia Saraiva, que voltou da China com três medalhas: ouro no solo, prata no salto e no individual geral.

Antes mesmo de fazer sua primeira competição como adulta, aos 15 anos, Rebeca já carrega nas costas uma enorme responsabilidade. Afinal, o Brasil depende dos resultados dela e de Flávia para deixar a posição de coadjuvante na ginástica artística mundial para se tornar candidato a medalhas no Rio-2016.

Além da atleta do Flamengo, a seleção feminina que vai competir em Liubliana, de sexta a domingo, tem outras duas atletas da nova geração: Julie Kim Sinmon, de 17 anos, Lorrane Oliveira, de 16. As duas brigam por uma vaga na equipe que vai ao Mundial de Glasgow – se ninguém se machucar, Rebeca, Flávia, Daniele Hypolito e Jade Barbosa são nomes certos.

No masculino, há muito mais opções para os técnicos da seleção brasileira. Tanto que a equipe que competir em Liubliana tem só dois dos 12 atletas que fazem parte da seleção: os garotos Ângelo Assumpção, de 18 anos, Fellipe Arakawa, de 20. A eles se somam dois ginastas mais experientes, que vivem bom momento e serão testados: Hudson Miguel, de 22, e Renato Oliveira, de 24.

“Nós optamos por colocar esses meninos mais jovens para analisarmos o potencial deles em eventos internacionais. A nossa expectativa para essa competição é testar. Nós vamos trabalhar para chegar a alguma final, se possível, mas o principal objetivo é avaliar o potencial de cada um e também a possibilidade de contarmos ou não com eles na equipe principal”, explicou Leonardo Finco, coordenador da equipe.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo