Treinos extras abrem a temporada da Stock Car

Os motores da Stock Car começam a roncar mais alto hoje quando acontecem os primeiros treinos coletivos do ano da mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro.

O público paranaense, que terá acesso liberado ao Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense, nos dois dias, poderá ver pela primeira vez na pista os novos carros da Stock Car V8, que em 2004 trocou os Vectra pelos Astra Sedan. Essa é a mais visível modificação da categoria, pois os freios, rodas e composto dos pneus, entre outros pequenos detalhes, também foram alterados.

“O carro ficou muito bom. Andei com a nova carenagem, mas como motor de 6 cilindros. Esta será a estréia dos novos Astra Sedan na pista. A diferença de composto dos pneus (em 2003 foi o D5 e neste ano será o mais duro D4) não é tão grande assim e será bom porque a durabilidade será maior. Antes, tínhamos quatro pneus, dois com medidas diferentes, e agora são seis do mesmo tamanho”, disse Giuliano Losacco numa referência à troca de rodas e pneus, que terão a mesma medida: 285/645.

Quem também está bastante empolgado com o início da 26.ª temporada da Stock Car é Thiago Marques. Para o piloto de 23 anos, todas as modificações foram positivas e ele acredita em melhora de performance, principalmente pelos novos freios.

“O carro vai ganhar mais poder de frenagem e os pneus mais largos na frente devem resolver a falta de aderência, que sempre foi crítica na frente. Aprovo todas as mudanças que também tiveram a vantagem de não aumentar o custo das equipes. Acredito que seremos, em média, de 1,5s a 2s mais rápidos neste ano”, completou o piloto da equipe curitibana Action Power.

Estão confirmados 33 pilotos nesta primeira corrida e entre as várias novidades estão as chegadas de Wagner Ebrahim, da Diretriz Racing, e de Valdeno Brito, que será companheiro de Aloysio Andrade na equipe Bennamed-Nascar.

Na pista do Autódromo Internacional de Curitiba também estarão os Stock Car V8 Light, que têm como maior novidade a substituição dos motores 6 cilindros pelos V8. A principal diferença da categoria de acesso à Stock Car V8 está justamente na potência do motor, que tem 350hp contra 450 cavalos da Stock V8.

“Vai ser bom ver a meninada com a navalha entre os dentes. Apesar de eu estar com quase 50 anos pareço um garoto de 19. Estou muito empolgado agora que entrei na equipe Famossul. Em termos de performance acredito que a diferença com esse novo motor V8 não será tão grande, mas o ronco do motor do V8 vai atrair ainda mais o público”, disse Oscar Sajovic.

Os irmãos Arthur e Andreas Lundgreen farão a primeira temporada na categoria de acesso à Stock Car V8 e no automobilismo competitivo. Eles vão integrar a equipe dirigida pelo experiente piloto Maurizio Sala.

Philips com Carlão e Carreirinha

Fazer parte da principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car, é um objetivo que apenas os melhores pilotos e equipes conseguem atingir. Domingo, em Curitiba, será a vez da equipe Philips Motorsports estrear no campeonato, utilizando a estrutura do time comandado pelo piloto Carlos Alves, um dos mais experientes da categoria. Ele terá como companheiro o jovem Luis Carreira Jr., principal revelação das competições de turismo do País, que fará sua primeira temporada na categoria principal depois de conquistar o título da Stock Car Light, no ano passado.

A equipe Philips Motorsports chega num momento importante da modalidade, que vem apresentando um desenvolvimento técnico impressionante desde 2000, quando adotou o uso dos chassis tubulares. Com as mudanças técnicas pelas quais passaram os carros, estima-se que as velocidades atinjam patamares superiores a 250 km/h.

Outra novidade é a possibilidade de as equipes trabalharem com o rodízio de pneus – as medidas de traseiros e dianteiros será a mesma. Diante das alterações, nada melhor do que contar com a experiência de Carlos Alves. Além de pilotar um dos carros do time, ele vai comandar a estrutura e a equipe técnica, buscando seu primeiro título na Stock, depois de 15 temporadas.

Carreirinha vem de duas temporadas vitoriosas: ganhou a Copa Clio/2002 e a Stock Light/2003.

Serra “semeia” cidadania

O tricamepão da Stock Car, Chico Serra, visitou ontem os alunos das escolas Sagrada Família e Divina Pastora, em Campo Magro (RMC), como parte do projeto Semeando Cidadania na Escola. O piloto distribuiu gibis com dicas e orientações sobre segurança no trânsito. O material servirá de apoio ao tema que vai ser abordado pelos professores em sala de aula. Domingo, Chico participará da prova de abertura da Stock Car 2004.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Texaco e a Fundação Educar DPaschoal. O coordenador, Luís Fernando Rocha Rodrigues, explica que a iniciativa começou no ano passado e aborda vários temas, entre eles o trânsito. Em cada uma das 12 provas da temporada 2004, Serra visitará uma escola na cidade-sede da competição. Vai bater um papo com as crianças e distribuir o material. “Já participei de várias iniciativas, mas é a primeira vez que entro num projeto social que cumpre todo um calendário. Isto nos permite fazer um trabalho mais consciente”, argumenta. Em Campo Magro foram entregues aos alunos 3.500 exemplares. Ao fim do projeto, a distribuição atingirá 30 mil unidades.

Na cartilha sobre trânsito, o personagem professor Borges dá dicas de como os jovens devem se comportar em situações do cotidiano, como usar o cinto de segurança, atravessar na faixa e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. As revistas ainda contam com joguinhos sobre segurança no trânsito.

Odete Valaski, diretora das duas escolas, explica que o material vai ser muito útil. “Vai ajudar a aprofundar e enriquecer os conteúdos que a escola já trabalha”, ponderou. Além disso, as crianças poderão levar para casa e fazer os pais relembrarem algumas dicas importantes.

Durante o encontro o piloto contou às crianças a emoção de guiar numa corrida, além de distribuir autógrafos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo