O técnico Vicente Del Bosque, da seleção espanhola, afirmou nesta quinta-feira em São Paulo que o Brasil é o rival a ser batido na Copa das Confederações, que será disputada no Brasil, no ano que vem.
“É uma potência mundial, joga em casa e, pelos jogadores que tem, pelo que tem sido a história do Brasil, é no presente o time a ser batido”, comentou o atual campeão do mundo e europeu, em entrevistas com os técnicos realizada um dia antes do sorteio da Copa das Confederações.
O técnico descartou qualquer tipo de “desprezo” pelo torneio, e usou a lembrança do fracasso na última edição da competição, para mostrar o quanto quer o título no ano que vem. “Nos ficou um mal sabor na boca na África do Sul. Depois dos sucessos na Eurocopa (2012) e no Mundial (2010) é um desafio que temos pela frente. Vamos nos preparar para competir e prestigiar esse torneio de campeões”.
Na última Copa das Confederações, em 2009, a Espanha terminou na terceira colocação, atrás de Brasil e Estados Unidos, batendo a África do Sul na disputa do terceiro lugar. A única derrota da ‘Fúria’ aconteceu nas semifinais, para os americanos, por 2 a 0.
O treinador garantiu que seus principais jogadores deverão estar no torneio. “Temos como conduta sempre, em casa jogo, seja oficial ou amistoso, comparecer com os nossos principais jogadores, salvo raras exceções. Para nós, a Copa das Confederações é um torneio muito importante, por isso, vamos participar com os melhores”.
O treinador, de 62 anos, ainda comentou sua indicação como finalista do prêmio Bola de Ouro de melhor técnico da temporada, junto com seu compatriota Josep Guardiola e o português José Mourinho. “É impossível e ninguém pode dizer quem é o melhor técnico do mundo, por isso, deve-se relativizar o êxito”, afirmou.
Sobre o prêmio de melhor jogador, Del Bosque comemorou o êxito do futebol de seu país. “É uma alegria e um orgulho que os três indicados estejam no Campeonato Espanhol. Estamos vivendo agora um dos melhores momentos do futebol espanhol”, garantiu.
A Copa das Confederações será realizada entre 15 a 30 de junho, em seis sedes. Antes do sorteio das chaves, já se sabe que a Espanha estará no grupo B, que também terá o Uruguai. Brasil e Itália ficarão no grupo A. Resta saber onde figurarão México, Japão, Taiti e o campeão africano, que será conhecido no ano que vem.