Se encerra hoje o IX Raid Transparaná, o maior evento da categoria das Américas, que tem este ano o patrocínio da DPaschoal, em parceria com a Goodyear. A prova começou no dia 20 e ontem chegou em Curitiba, com os primeios jipes desembarcando às 18h, na Loja DPaschoal da Av. República Argentina. Os 105 competidores inscritos enfrentaram o desafio de percorrer 1500 quilômetros, atravessando o Estado de Oeste ao Litoral, com previsão de chegar hoje a Praia do Leste, no início da noite.
Como é característica das provas de Raid, o Transparaná é uma competição onde o fator mais importante é a regularidade, e não a velocidade. Entretanto, o Transparaná difere dos demais raids pela grande distância: mais de 1500 km, o que o coloca como o maior das Américas. O percurso é todo feito por estradas vicinais e trilhas de grandes dificuldades, exigindo grande resistência dos veículos, pilotos e navegadores.
A competição nasceu da idéia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, no início da década de 90. Hoje, os participantes largam de Curitiba em direção ao litoral, a partir das 7h. Em Morretes, acontecerá um neutralizado, com relargada no início da tarde para chegada em Pontal do Paraná, onde haverá a premiação e o encerramento.