Depois de perder a Honda, afetada pela crise financeira mundial, a Fórmula 1 pode dizer adeus a outra equipe em 2010. Nesta terça-feira, o chefe da Toyota na categoria, John Howett, reforçou o discurso da apresentação do modelo TF109, na semana passada: a permanência da montadora japonesa está ligada à conquista de bons resultados nas pistas.
“Precisamos de uma temporada forte. Se tivermos um ano fraco, não teremos futuro. Se isso significa que precisamos vencer para continuar, não sei. Mas sentimos que é preciso vencer”, afirmou o dirigente, em entrevista antes dos testes desta terça no circuito do Algarve, na cidade portuguesa de Portimão.
A Toyota estreou na Fórmula 1 em 2002, com a promessa de investir pesado e brigar por títulos. Mas. Após sete temporadas, ainda não venceu uma corrida. Em seu melhor ano na categoria, 2005, terminou na quarta colocação entre os Construtores, com 88 pontos conquistados. Naquele campeonato, a equipe conquistou suas duas únicas poles, e cinco dos oito pódios de sua história.
Apesar dos resultados abaixo da média, o investimento continuou pesado e atualmente a Toyota tem o maior orçamento do Mundial. Mais um motivo para a equipe de Fórmula 1 sentir-se ameaçada pela turbulência financeira que já afeta as vendas da montadora.
“Está muito claro que teremos de reduzir nossos gastos, e estou muito confiante de que faremos isso. E precisamos de uma temporada boa para mostrar à Toyota que valorizamos o comprometimento da marca com o esporte”, afirmou Howett.
Em 2009, a Toyota terá a mesma dupla de pilotos da temporada que passou. O experiente Jarno Trulli, piloto que mais GPs disputou pela equipe, 73, correrá ao lado de Timo Glock, que fez seu primeiro Mundial completo em 2008, e teve bom desempenho.