O Tottenham inaugura nesta quarta-feira contra o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês, em Londres, o seu novo estádio com capacidade para 62 mil torcedores. A expectativa do clube é que, com a arena, o clube tenha poder de fogo financeiro para competir com a elite do país e da Europa.

continua após a publicidade

O Tottenham Hotspur Stadium, construído a um custo de 1 bilhão de libras esterlinas (cerca de R$ 5 bilhões), tem ambições além do futebol. Sob o gramado retrátil, por exemplo, há uma superfície artificial para os jogos da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos). O estádio também possui uma arquibancada em nível único com capacidade para 17.500 torcedores, apelidado de “White Wall”. Para completar, cervejas artesanais são feitas em uma microcervejaria dentro da arena.

continua após a publicidade

O estádio foi construído em cima do terreno do antigo White Hart Lane, que foi a casa do Tottenham desde 1899. A inauguração estava prevista para setembro do ano passado, mas as obras atrasaram. Durante esse período, que começou em maio de 2017, o Tottenham jogou em Wembley. O White Hart Lane tinha capacidade para 36 mil pessoas, o que limitava a capacidade do clube de competir financeiramente com os rivais londrinos Arsenal e Chelsea.

continua após a publicidade

O técnico do Tottenham, Maurício Pochettino, está impressionado com a nova casa do clube e espera que o estádio possa dar ao seu time o impulso na reta final da temporada. “O estádio é o melhor do mundo, podemos confirmar isso agora”, disse o argentino. “Cada espaço é o melhor que já vi na minha vida, você não pode comparar isso com nada. É um projeto incrível, vai ser fantástico para o futuro do clube. Vai ser um enorme impulso para os nossos fãs e deve ser para os nossos jogadores também”.

Cinco dos sete jogos restantes do Tottenham no Campeonato Inglês serão em casa. O time é o quarto colocado, atrás de Arsenal, Manchester City e Liverpool. O time também vai receber em seu estádio o Manchester City nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.