A Toro Rosso vai apresentar seu carro para a temporada 2009 da Fórmula 1 na próxima segunda-feira, dia 9, nos testes coletivos de Barcelona, a última sessão antes do início do Mundial, no dia 29, na Austrália. O modelo STR4 já fez testes privados nesta semana, na Itália, e é baseado no RB5, modelo da co-irmã Red Bull projetado por Adrian Newey, só que leva motores Ferrari, e não Renault.
“É como a Red Bull, só que em outras cores”, afirmou o piloto suíço Sebastien Buemi, que chega à equipe neste ano, em sua estreia na F-1, para o lugar do alemão Sebastian Vettel, que foi para a Red Bull. O outro piloto da equipe foi mantido: o francês Sebastien Bourdais.
O STR4 e o carro da equipe sucessora da Honda, que provavelmente será chamada de Brawn Racing e terá os pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello, são os únicos que ainda não foram apresentados para a temporada. Os modelos de 2009 apresentam várias diferenças em relação ao ano passado, como asas traseiras mais altas e estreitas, pneus slick e a adoção facultativa do Kers, sistema de recuperação de energia cinética, que transforma a energia perdida nas frenagens em potência extra para os carros.