Ivan Storti/Divulgação |
Só alegria para o ciclista paranaense na Baixada Santista. |
A decisão do 22.º Torneio de Verão Memorial Vzan de Ciclismo promete ser acirrada. O equilíbrio é a marca registrada de um dos principais eventos por etapas do Brasil, que segue até amanhã, na Baixada Santista. Ontem, em Guarujá, as classificações ficaram ainda mais ?emboladas? e, faltando duas etapas, nada está definido.
A 3.ª fase da competição foi disputada na Praia da Enseada e dois atletas que buscam os bicampeonatos foram os mais rápidos, com dobradinha para a equipe Scott/Fadenp/Marcondes César/São José dos Campos, com o paranaense Nilceu ?The Flash? Santos, atual campeão, e a gaúcha Débora Gerhard, a melhor em 2004.
No masculino, o tetracampeão da Copa América foi o mais rápido no sprint final e reassumiu a liderança do Torneio (havia vencido a etapa inicial, em Praia Grande). Ele completou os 78,5 km de percurso em 1h54min32s. Destaque também para Roberto Pinheiro, da equipe Team Vale/Pindamonhangaba, que repetiu o 2.º lugar de quinta-feira, seguido por seu companheiro de time, Rafael Mancini.
Bruno Tabanez, de Americana, que estava com a camisa de líder, ficou em 5.º lugar. O melhor da região foi, novamente, Róbson Ribeiro, o Grandão, da Memorial/Prefeitura de Santos/Vzan/Giant/Nossa Caixa, em sétimo. Com o resultado, The Flash tem 27 pontos, apenas um a mais que Bruno.
Daniel Rogelin, também da Scott, tem 25, e Roberto aparece com 24. Rafael Mancini soma 15 e Grandão, 14. ?Mais uma vez a equipe trabalhou muito bem e garantiu essa vitória. Ainda temos duas etapas, mas estou bem condicionado e querendo muito esse bicampeonato. Aqui, temos pontos importantes no ranking?, festejou Nilceu.
Mulheres emboladas
Entre as mulheres, Débora venceu pela segunda vez consecutiva, após uma fuga com a atual campeã brasileira de estrada, Valquíria Pardial, da equipe A Tribuna Unilus Specialized. As duas abriram mais de um minuto para o pelotão e no final, a campeã de 2004 foi a mais forte, cruzando a linha de chegada em 59min02s, após 35 km.
A tricampeã do torneio, Luciene Ferreira, também de São José dos Campos, bateu o pelotão para ser a terceira colocada, vindo na seqüência Sumaia Ribeiro, de Suzano, Mychelle Mont Serrat, da Memorial, e Natália Lima, de São Caetano do Sul.
Como no masculino, o ranking está matematicamente empatado, com Natália e Sumaia com 25 pontos, Débora com 24 e Mychelle com 23. Valquíria ?corre por fora?, com 19. ?Como ainda temos duas etapas e nada está definido, vamos para cima. Estamos com uma equipe com sete atletas e a idéia é defender a Valquíria?, destacou o diretor técnico da equipe A Tribuna Unilus, Cláudio Clarindo.