Desde que voltou ao Atlético, com a missão de substituir Rhodolfo, Rafael Santos tem alternado boas e más apresentações, mas devido a falhas individuais, o zagueiro é um dos principais culpados, segundo a torcida, pela péssima fase que o time atravessa.
Ontem, Rafael Santos teve mais uma noite infeliz. No lance do segundo gol do Fluminense, o zagueiro não deu combate em Ciro e permitiu que o atacante chutasse e fizesse o gol. No terceiro gol, após uma cobrança de escanteio, Rafael Santos permitiu que Gum cabeceasse livre e acertasse o travessão. Na sobra, o zagueiro atleticano tocou de cabeça para que Ciro completasse para o gol vazio.
A torcida perdeu a paciência com o defensor na derrota para o Grêmio, quando Rafael tinha a bola dominada, mas preferiu recuar para o goleiro Márcio. O problema é que a bola foi forte demais e acabou entrando: gol contra.
Após esta partida, o clima ficou pesado e o zagueiro voltou a aparecer negativamente na Arena. O Rubro-negro ganhava do Flamengo por 1 a 0, quando aos 34 minutos do segundo tempo, o camisa 4 escorregou e permitiu que o time carioca chegasse ao empate.
Após mais uma derrota no campeonato, para o Figueirense, no dia 19 de junho, cerca de 30 torcedores foram até o CT do Caju protestar contra o time e o ex-técnico Adilson Batista. Inclusive alguns integrantes, mais exaltados, chegaram a colocar o dedo na cara dos jogadores.