Pesquisa mostra que a torcida atleticana explodiu depois da conquista do título brasileiro. |
O título de campeão brasileiro em 2001 e a ótima campanha no campeonato brasileiro deste ano já refletem em números de torcedores em favor do Atlético. Segundo pesquisa do Ibope/Lance!, o rubro-negro tem 900 mil adeptos em todo o Brasil e é o primeiro clube do Estado do Paraná a aparecer no levantamento.
O Coritiba, segundo os números do instituto, tem 500 mil torcedores no país, menos do que tinha na pesquisa anterior. Já o Paraná Clube não consta entre os 22 mais citados.
Esta é a terceira vez que o Ibope faz um levantamento da opinião da população brasileira sobre a preferência sobre os clubes de futebol. Foram ouvidas 7.207 pessoas em todo o país, respeitando-se alguns critérios como sexo, idade, classe sócio-econômica, renda familiar, escolaridade, estado de residência e cidade. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para cima ou para baixo. De acordo com o instituto, a pesquisa deste ano é a mais completa do gênero realizada no país. A apuração foi realizada entre 19 e 23 de agosto.
Pelos números apresentados, o rubro-negro voltou a aparecer entre os mais citados e mostra o melhor índice entre as três pesquisas. Se em 1998 o Furacão aparecia com 600 mil torcedores e em 2001 não se posicionou entre os primeiros, agora, a situação mudou. Passado o título de campeão nacional, as incursões internacionais na Copa Libertadores e a consolidação como uma das maiores estruturas entre os clubes brasileiros, o Atlético mostra a evolução também em número de torcedores, com 900 mil.
Isso significa que 0,5% da população brasileira torce pelo time da Baixada. Se considerarmos que a margem de erro do levantamento é de 1,2%, o atual líder do Brasileirão poderá ter até mais gente torcendo por Jádson, Washington, Dagoberto e companhia.
Enquanto isso, o bicampeonato estadual conquistado pelo Coritiba em 2003/2004 parece não ter refletido em mais torcida para o clube do Alto da Glória. Após recuperar a hegemonia no certame estadual, o alviverde viu sua nação recuar de 600 mil para 500 mil torcedores em todo o país. Já o Paraná Clube não conseguiu ser citado o suficiente para ter mais que 200 mil tricolores pelo país. Assim, não chegou a constar entre as 22 agremiações mais populares do Brasil.
Fernandinho e Bruno Lança, opções mais fortes
O meia Fernandinho e o volante Bruno Lança deverão ser as novidades do Atlético para enfrentar o Juventude, às 20h30 de quinta-feira, em Caxias do Sul. Os dois entrariam nos lugares de Jádson e Dagoberto, que terão que cumprir suspensão automática. No treinamento de ontem, realizado com portas fechadas no CT do Caju, eles estiveram entre os titulares, mas o técnico Levir Culpi poderá fazer novas experiências no apronto de hoje à tarde.
Como a partida é fora de casa, o treinador rubro-negro deverá atuar com uma formação mais cautelosa e dois volantes de marcação. A expectativa era para o aproveitamento de Fernandinho no lugar de Jádson. O ala/meia volta de suspensão automática, mas ao invés de retornar à ala, ele deverá fazer dupla de ataque com Washington. Assim, Bruno Lança faria o papel de segundo volante e William seria adiantado para o setor de criação. O meia Morais, reserva imediato de Jádson, deverá continuar apenas como opção na reserva.
Para variar, Levir só permitiu a entrada da imprensa após a finalização dos trabalhos. Os titulares realizaram um trabalho tático e, entre eles, estavam Fernandinho e Bruno Lança. Dessa forma, a provável formação do Furacão para pegar os gaúchos deverá ter Diego; Marinho, Fabiano e Marcão; Pingo, Alan Bahia, Bruno Lança, William e Ivan; Fernandinho e Washington. No entanto, o trabalho da tarde poderá mudar a equipe.
Atlético monta sua primeira escola na China
O Atlético criou na China a sua primeira escola de futebol no exterior. O clube formalizou uma parceria com empresários de Qing Dao, cidade litorânea da costa do Oceano Pacífico, que tem seis milhões de habitantes e receberá as provas do iatismo das Olimpíadas de 2008. A escola já está funcionando e atende cerca de 180 crianças. A preparação dos garotos é supervisionada pelo ex-atleta Flávio Mendes (Pescoço), que foi titular do Atlético no começo dos anos 80 e depois trabalhou como auxiliar técnico no clube.
A parceria entre as partes foi formalizada durante a feira Expo Brasil-China, realizada no final de agosto, começo de setembro. Também foram estabelecidos vários contatos com clubes e entidades que administram o futebol na China, com o objetivo de desenvolver negócios na área do futebol. Além disso, no final do ano, os 15 melhores alunos da primeira escola de futebol do Atlético na China virão ao Brasil para uma temporada de aprendizado no CT do Caju. Outro contato mantido foi com o time da cidade, o Qingdao Etsong. O clube já mantém uma parceria de marketing com os ingleses do Southampton e, agora, negocia uma parceria técnica com o Furacão.