Torcida coreana dá show mesmo perdendo

Seul (AE) – A desclassificação da Coréia do Sul da disputa do título da Copa do Mundo não decepcionou os 65 mil torcedores que lotaram o estádio de Seul. Ao final da partida, a torcida aplaudiu a equipe da Alemanha. Os jogadores europeus, emocionados com o gesto, aplaudiram os torcedores do time adversário. A Alemanha precisou de muita frieza, controle emocional, para não se perturbar diante da agitação da torcida, que bem antes de o jogo começar fez uma grande festa no estádio. Eles só pararam de gritar e cantar aos 30 minutos do segundo tempo, no momento em que Ballack fez o gol da Alemanha. Foi um silêncio por alguns minutos, como se os torcedores não estivessem preparados para levar o golpe.

Mas logo em seguida, a torcida recuperou o entusiasmo e novamente continuou ao lado da equipe, à espera do gol de empate que levasse o jogo para a prorrogação como ocorreu diante da Itália. Assim, até o último lance da partida, os sul-coreanos acreditaram no gol salvador.

Ninguém deixou o estádio antes do fim do jogo, e não houve nenhum tipo de protesto, revolta ou vaia pela derrota. Ao contrário, os jogadores, antes de deixarem o campo, foram também aplaudidos, com a certeza de que a torcida estará ao lado da equipe na disputa do terceiro lugar. O estádio estava realmente tomado pelo vermelho, com todos sul-coreanos vestindo a camisa da seleção. Não se viu empurra-empurra para entrar ou sair do estádio. A polícia apenas teve o trabalho de acompanhar e orientar a movimentação dos torcedores.

Festa

Seul estava preparada para a classificação à final. Desde o início da manhã, as principais ruas da cidade foram invadidas pela “maré vermelha”. Era raro encontrar um sul-coreano que não tivesse encarnado o espírito do jogo. Quase todos os jovens estavam com camisetas vermelhas e rostos pintados com as cores da bandeira da Coréia do Sul.

Diversos táxis e carros particulares circulavam pelas ruas com a bandeirinha do país e para o estrangeiro ganhar um sorriso dos coreanos, bastava dizer “dae-han-min-kuka”, que significa República da Coréia. A expectativa de a Coréia disputar a final lotou praticamente todos os vôos para Tóquio, que partem de Seul, mas para a tristeza da empolgante torcida, ainda não foi dessa vez que o país verá sua seleção na decisão de uma Copa do Mundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo