O clima festivo e de confraternização que a Copa do Mundo vem propiciando entre as torcidas aqui no Brasil passou um tanto quanto longe da Arena da Baixada, ontem. Durante a vitória da Espanha por 3×0 sobre a Austrália muitas confusões foram vistas dentro do estádio, que exigiram trabalho da segurança. Segundo o delegado Clóvis Galvão, três ocorrências foram registradas no Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos). “Tivemos três ocorrências. Um australiano, que agrediu um steward (segurança), um sueco, que ficou pelado no meio da torcida e outras duas pessoas (um brasileiro e um espanhol) que chegaram às vias de fato”, explicou ele. Todos eles foram processados e multados, de acordo com a decisão do Juiz do local.
Porém, tiveram muitas outras confusões na Arena. Em uma delas, dois torcedores foram retirados das arquibancadas por causa de briga por conta de cerveja jogada um no outro. Também houve uma aglomeração de seguranças próximo a um grupo de torcedores australianos, devido a uma boneca inflável levada por um deles. Além disso, após o término da partida, várias pessoas brigaram na tentativa de ficar com uma chuteira jogada pelo goleiro Casillas. Os demais problemas que aconteceram, inclusive provocações entre brasileiros e argentinos, foram controlados rapidamente pela segurança. Uma emoção a mais para quem foi ao estádio acompanhar uma partida que não valia nada para a Copa do Mundo.
Alegria
Confusões à parte, a Arena viu mais uma vez uma torcida empolgante. Mais da metade das pessoas que foram ao Joaquim Américo ontem eram torcedores da Austrália, que se misturaram a muitos brasileiros com a camisa da seleção e deixaram o estádio amarelado. Antes de a bola rolar e nos primeiros 15 minutos, o que mais se ouvia eram gritos de “Austrália” e muitas vaias, tanto quando os jogadores da Espanha foram anunciados, como também quando eles tocavam na bola. Fernando Torres, Casillas e, principalmente, Diego Costa, foram os maiores alvos. A cada ataque dos ‘Socceroos’, o incentivo era enorme. A partir do momento que os espanhóis foram dominando a partida, a empolgação australiana foi diminuindo e quando os gols saíram boa parte do estádio celebrou, mostrando que a torcida local pela Austrália era mais uma decepção com os atuais campeões do mundo do que uma rejeição propriamente dita.