São Paulo/Rio – Os velejadores brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira conquistaram ontem o título da classe Star no Campeonato Europeu de Vela, realizado em Cascais, Portugal. A dupla brasileira venceu três das seis regatas disputadas. Eles ficaram à frente dos holandeses Mark Neeleman e Peter Van Niekerk, vice-campeões. Esta é a segunda conquista da dupla em menos de duas semanas, uma vez que ambos foram campeões da Semana Pré-Olímpica de Atenas, na Grécia.
O próximo desafio de Grael e Ferreira será o Campeonato Mundial de Vela, que será realizado em Cádiz, na Espanha, a partir de amanhã. Além da dupla da Star, quem também entra na raia de Cádiz é o paulista Robert Scheidt. Ele e a última parte da delegação brasileira, que vai ao mundial, embarcou na última segunda-feira para a Espanha.
Scheidt chega como a principal estrela brasileira: busca o sétimo título mundial na Classe Laser. Na categoria de Scheidt estão inscritos 172 barcos. “Ao lado do Pan de Santo Domingo, o Mundial sempre foi minha prioridade este ano. Já conheço a raia, e sei que preciso estar preparado para todos os tipos de ventos, sejam aqueles vindos da terra ou do mar”, disse o iatista de 30 anos. O Brasil terá 33 entre os quase dois mil inscritos de 50 países.