O Comitê Olímpico Japonês pediu nesta sexta-feira o apoio do futuro primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, para a candidatura de Tóquio na eleição que apontará a sede da Olimpíada de 2016. A ideia é ganhar força política para concorrer com Rio, Madri e Chicago, as outras cidades na disputa marcada para o dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.
“Gostaríamos que nosso primeiro-ministro esteja conosco (na eleição do Comitê Olímpico Internacional, dia 2 de outubro, em Copenhague)”, afirmou Noriyuki Ichihara, secretário geral do Comitê Olímpico Japonês. Yukio Hatoyama ainda não se manifestou sobre o assunto – mesmo porque, ele não assumiu o cargo, o que deve acontecer apenas no dia 16 de setembro.
A busca de Tóquio por apoio político é um reflexo da estratégia adotada por suas rivais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, tem tido papel atuante na campanha do Rio. No caso de Madri, o rei espanhol Juan Carlos já confirmou presença na eleição do COI em Copenhague. E Chicago também conta com o incentivo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.