As centenas de pessoas que se reuniram da Torre de Tóquio para apoiar a candidatura olímpica da cidade foram da euforia ao desapontamento, nesta sexta-feira, com a eliminação da candidatura japonesa na segunda rodada da votação para a definição do local que receberá os Jogos de 2016.
A multidão comemorou quando Chicago foi eliminada surpreendentemente na primeira rodada. Mas as esperanças japonesas foram encerradas logo depois, quando Tóquio foi a próxima cidade cortada pelo Comitê Olímpico Internacional. Rio e Madri disputaram a final, vencida pela cidade carioca.
“É um resultado decepcionante. Sinto muito sobre isto”, disse Hiroshi Sato, vice-governador de Tóquio. “Muitas pessoas ofereceram seu suporte. Eu estou sem palavras. A frustração é que não podemos dar o nosso palco dos sonhos para nossa juventude. Nós fomos duros e fizemos tudo o que podíamos”.
Os organizadores estavam ansiosos para sediarem uma Olimpíada, depois de Tóquio recebê-la em 1964, em um evento que marcou a emergência do Japão no cenário internacional após a recuperação da derrota na Segunda Guerra Mundial.
“Eu estou tão decepcionada”, disse a maratonista Yuko Arimori, que conquistou duas medalhas olímpicas, em evento organizado pelo governo de Tóquio. “Foi uma experiência importante para todos em Tóquio. Vamos usar essa experiência para nos candidatar novamente”.