Os organizadores dos Jogos de Tóquio, em 2020, insistiram neste sábado que os atrasos na construção de duas instalações não terá impacto nos preparativos para os Jogos, incluindo a realização de eventos-teste.

continua após a publicidade

O Governo Metropolitano de Tóquio anunciou no mês passado que a construção do Centro Aquático Olímpico e da instalação que receberá os eventos do remo terão atraso de dois meses. Mesmo assim, os organizadores asseguram que isso não provocará alterações no cronograma de eventos.

continua após a publicidade

“Apesar do anúncio do Governo Metropolitano de Tóquio (TMG, na sigla em inglês) no mês passado de que a construção do Centro Aquático Olímpico e do Sea Forest Waterway está atrasado em dois meses, tanto o TMG quanto o Comitê Tóquio-2020 podem confirmar que o cronograma de construção não terá impacto nos preparativos dos Jogos nos eventos-teste”, afirmou Masa Takaya, porta-voz do Comitê Organizador da Olimpíada de 2020.

continua após a publicidade

Takaya disse que a instalação que sediará as competições do remo será concluída em maio de 2019, permitindo que um evento-teste ocorra em agosto, como atualmente está programado.

O Centro Aquático Olímpico, que hospedará a natação, o nado sincronizado e os saltos ornamentais, deve ser concluído em fevereiro de 2020. A expectativa é de que os eventos-teste no local ocorram a partir de abril.

“Em geral, Tóquio-2020 está no caminho certo para entregar os Jogos em dois anos. Nosso recente relatório ao Comitê Executivo do COI foi bem recebido, e o COI reconheceu que os preparativos de Tóquio estão sendo realizados com ênfase em gerenciamento de projetos e na qualidade”, afirmou Takaya.

Os Jogos Olímpicos de 2020 estão agendados para o período de 24 de julho a 9 de agosto.