O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Andretti, foi o mais rápido nos treinos livres para as 500 milhas de Indianápolis, nesta quinta-feira. Uma forte chuva, no entanto, encerrou a sessão cerca de 45 minutos antes do previsto.
Para garantir a primeira colocação do dia, Kanaan estabeleceu a média de 364,940 km/h. A segunda posição ficou com o canadense Paul Tracy, com 364,210 km/h, seguido pelo japonês Hideki Mutoh (364,070 km/h) e pelo norte-americano Marco Andretti (363,870 km/h).
Piloto mais veloz nos últimos dois dias, e atual bicampeão da categoria, o neozelandês Scott Dixon não repetiu o bom desempenho nesta quinta-feira e terminou apenas em 13.º.
Entre os demais brasileiros, Hélio Castroneves foi o segundo melhor com a sexta colocação – logo na frente de seu companheiro de Penske e atual líder da temporada Will Power. Mario Moraes, por sua vez, foi o 17.º, uma posição na frente de Raphael Matos. Um pouco mais atrás, Vitor Meira foi o 24.º, Mario Romancini o 25.º e Bia Figueiredo a 26.ª.