Toledo tem a primeira faixa preta da história

O mês de novembro entrou para a história do judô de Toledo. Aos 16 anos de idade, a atleta Ana Heloisa da Silveira Venzel, da Associação Ricardo Santos/HCO/Prefeitura de Toledo se tornou a primeira mulher a conquistar a faixa preta para a cidade.

O feito aconteceu em Marechal Cândido Rondon, durante o encerramento das atividades de 2009 da Federação Paranaense de Judô. Ana Venzel foi aprovada a faixa preta atingindo 8.7 pontos, 1.7 a mais que a média exigidas pelos kodanchas da Comissão de Graus da F.Pr.J.

Ela foi avaliada no Nague-No-Kata, no trabalho de filosofia, teoria, oral e prática do judô, no GoKio e na pm1icipaçio na arbitragem aonde ocupa o posto de árbitra Estadual “C”.

Para a definição da conquista da faixa preta para o seu currículo, a judoca, que também acumula inúmeros títulos nacionais e internacionais diz: “É o sonho desde que comecei a treinar. O resultado destes 10 anos de treinamentos, da persistência, pois, nem sempre é fácil no judô. A gente se prepara um ano inteiro e chega ao campeonato e perde”, disse a judoca.

O fato de ser a primeira mulher de Toledo a conquistar a faixa preta também vai aumentar a responsabilidade, segundo a atleta. “Agora aumenta a cobrança. Vou chegar numa competição e preciso justificar a faixa preta, mas isso não significa que a partir de agora tenho que vencer tudo”, ponderou Venzel, que dedicou a faixa ao Sensei Ricardo Santos, aos familiares, colegas e a todos que incentivaram para a conquista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna