Daqui a menos de um mês, o Toledo Colônia Work (TCW) faz a sua inédita estréia em competições nacionais. Ao lado de Engenheiro Beltrão e J. Malucelli (vencedor da Copa Paraná 2007), a equipe do oeste representará o Estado na Série C do Brasileirão e espera manter a mesma boa performance do Campeonato Paranaense. Para tanto recorre à força de seu torcedor e ao Estádio 14 de Dezembro, local onde o TCW não perdeu nenhuma partida neste ano.
Se no Estadual a equipe terminou em 3.º lugar, para a Terceirona o projeto é menos ambicioso. De acordo com o presidente do clube, Irno Picinini, o TCW quer lutar para se manter na Série C (entre os 16 melhores) para somente no próximo ano alçar vôos maiores.
Pode parecer um objetivo pífio, porém em 2009 será implantada uma quarta divisão no futebol brasileiro (Série D) e permanecer na Terceirona torna-se um bom negócio pois ela será valorizada. Para Picinini, caso o clube alcance o objetivo, a próxima temporada será o momento ideal para aumentar os investimentos e daí sim, brigar pelo acesso à Série B.
Time
Para não frustar as expectativas de uma boa campanha, o time começou, na semana passada, os treinamentos técnicos e táticos sob o comando de Rogério Perrô, treinador que acertou ontem com o Paraná Clube para substituir Bonamigo. Os jogadores se reapresentaram para a pré-temporada em 26 de maio e nos dias subseqüentes deram ênfase ao trabalho físico.
Da equipe sensação do Campeonato Paranaense saíram quatro jogadores: o ala esquerda Guaru, o goleiro Oliveira, o zagueiro Cleiton e o volante Fábio Rosa. Mas a diretoria trabalhou rápido para repor as peças perdidas. Para brigar pela camisa 1 chegou o goleiro Carlão (Adap Galo). Nas posições de linha foram contratados o lateral-esquerdo Rogerinho (Adap Galo), o zagueiro Alexandro Lopes, os volantes Gilberto Flores (Coritiba) e Carlinhos (J.Malucelli). Além do atacante Bordon, que veio do futebol pernambucano (7 de Setembro).
Contratações
De acordo com a diretoria, a boa campanha no Estadual abriu o mercado e muitos atletas se interessaram em defender o TCW na Série C. ?Temos uma lista de reforços e estamos estudando. Queremos formar nosso grupo com 30 atletas. Além dos contratados e dos atletas que permaneceram aqui, ainda há espaço para novas contratações. Futebol é credibilidade e isso foi readquirido aqui em Toledo?, informou Picinini.
Apesar da remontagem da equipe o presidente assegurou que a média salarial dos atletas permanece a mesma do Paranaense, dando continuidade a política ?pé no chão? exercida no clube. A folha de pagamento gira em torno de R$ 100 mil mensais.
Antes da estréia em 6 de julho diante do Marcílio Dias, em Santa Catarina, o TCW quer realizar amistosos, um deles internacional. Em 17 e 19 de junho, os adversários serão o J.Malucelli e o Atlético Paranaense, respectivamente. Depois, o clube pretende viajar a Assunção para enfrentar uma equipe paraguaia. Fecha a preparação contra o time B do São Paulo.