A 2.ª fase da Série C, a 3.ª Divisão do Campeonato Brasileiro está chegando ao seu final. Nove clubes já garantiram suas continuidades na competição – Confiança-SE, Duque de Caxias-RJ, Guaratinguetá-RJ, Ituiutaba-MG, Guarani-SP, Marcílio Dias-SC, Atlético-GO, Paysandu-PA e Rio Branco-AC.

continua após a publicidade

Restam ainda sete vagas, e o Toledo, único representante paranaense que ainda disputa a Terceirona não esta nessa lista de candidatos. O time do oeste do Estado está no Grupo 24 e só tem um ponto ganho. A derrota (3 a 1) em casa para o Brasil, de Pelotas (RS), eliminou qualquer chance de classificação do time para a próxima fase.

Mas isso não representa necessariamente que o Toledo já tenha jogado a tolha na competição. Restam ainda dois jogos para as equipes do Grupo 24. A briga, e a reza agora do Toledo, é figurar entre os 20 melhores desta fase para garantir sua permanência na Série C de 2009. Os quatro primeiros sobem para a Série B, a 2.ª Divisão, enquanto os quatro últimos da Segundona 2008 caem para a Série C.

No próximo ano somente os 16 melhores permanecem na Terceirona. Os demais terão que disputar a Série D, a 4.ª Divisão do Brasileiro, campeonato recém-criado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF. A data do início da Série D, assim como a fórmula de competição, ainda será divulgada pela entidade.

continua após a publicidade

Na reza, e muitos cálculos

Mas para permanecer na Terceirona o Toledo terá que fazer a sua parte – vencer seus próximos dois compromissos – Marcílio Dias, em Itajaí, e Caxias-RS, em Toledo.

continua após a publicidade

Depois a equipe do treinador Leandro Campos precisará torcer por vários resultados dos seus “concorrentes diretos”. O Toledo tem o segundo pior aproveitamento -8,3% até o momento. Só ganha do Ituano-SP, que está no Grupo 23 e que ainda não somou ponto nos cinco jogos que fez. Perdeu os cinco ficando com 0% de aproveitamento até o momento.

Outras duas equipes que já marcaram época no futebol brasileiro também estão decepcionando seus torcedores, com campanhas pífias. Tanto o Santa Cruz-PE, como o América-MG também não têm mais chances de subir para a Segundona.

Brigam, assim como o Toledo para se manter na Série C do próximo ano. Os outros dois representantes do Paraná na Terceirona deste ano, J. Malucelli e Engenheiro Beltrão caíram ainda na primeira fase.