O Paraná Clube segue caminhando entre a cruz e a espada. Vendo o sonho do acesso se esvair, o Tricolor volta seus olhos para o retrovisor e vê, com preocupação, o grande “bolo” que se formou na luta pela permanência na Série B. Sob esse aspecto, a próxima rodada promete ser decisiva. O time do técnico Guilherme Macuglia vai a São Paulo, para encarar o Barueri, e precisará ao menos manter a segura distância de 5 pontos da zona do rebaixamento.
Um tropeço neste jogo poderia tornar a situação, no mínimo, tensa. Isso porque, a rodada terá um jogo-chave na questão do descenso: Icasa x ABC. Em caso de vitória dos cearenses, e se perder para o Barueri, o Paraná corre o risco de ficar a tão somente 2 pontos do ZR. Para piorar, o jogo seguinte do Tricolor será também fora de casa, contra o ABC. Uma preocupação potencializada pelo retrospecto recente do time nos duelos contra paulistas e também no nordeste brasileiro.
O lado positivo dessa história é que matematicamente ainda é possível sonhar. Das equipes que lutam pelo G4, o Vitória tem sido a exceção do momento. Com duas vitórias seguidas, os baianos encostaram no Americana e, além disso, têm uma tabela interessante pela frente. São três jogos em casa e um confronto direto contra o Americana, no interior paulista. Porém, diante de tantos tropeços da turma de cima, o número do acesso vai caindo rodada a rodada.
O aproveitamento atual do Americana indica que o acesso pode ser obtido com 59 pontos. Na história da Segundona por pontos corridos, isso só aconteceu uma vez. Em 2007, o Vitória subiu com exatamente essa pontuação. Caso o Paraná vença os cinco jogos que tem pela frente – Barueri, ABC, Guarani, Sport e Bragantino -, chegaria aos 60 pontos. Apesar da matemática, os tricolores já começam a jogar a toalha. O próprio Guilherme Macuglia admitiu que não adianta “ficar se iludindo” com as possibilidades de acesso.
Se repetir o desempenho do primeiro turno desta Série B, daí sim é que o Paraná não chegará a lugar nenhum. Em cinco partidas, somou apenas 4 pontos (vitória sobre o ABC e empate com o Guarani) com derrotas para Barueri, Sport e Bragantino. Uma campanha idêntica seria suficiente apenas para chegar aos 49 pontos, repetindo o desempenho de 2008 e fazendo o Tricolor assegurar cadeira cativa na fila da Série B.