Tocha olímpica faz histórica caminhada espacial

A tocha olímpica foi carregada pela primeira vez em uma caminhada espacial neste sábado. O símbolo olímpico foi portado por dois cosmonautas russos fora da Estação Espacial Internacional em órbita, cerca de 418 quilômetros acima da Terra, neste momento histórico.

Um vídeo transmitido pela NASA mostrou Oleg Kotov e Sergei Ryazanskiy carregando a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Os dois cosmonautas inclusive cuidadosamente manobraram para tirar fotos da tocha com o planeta ao fundo. Depois, eles carregaram a tocha de volta para a estação espacial antes de realizarem outras tarefas de uma evento que durou cerca de seis horas.

A chama foi levada para o espaço na manhã da última quinta-feira, saindo da base de Baikonur, no Casaquistão, através da nave Soyuz TMA-11M, com três tripulantes. Ela voltará à Terra na segunda-feira com um grupo de três pessoas. A tocha olímpica, porém, não foi acesa no espaço, porque a chama consumiria oxigênio e seria um perigo para a tripulação.

A tocha olímpica esteve no ônibus espacial norte-americano Atlantis em 1996, para os Jogos Olímpicos de Atlanta daquele ano, mas esta é a primeira vez que ela sai de uma nave.

O revezamento da tocha de Sochi começou no dia 7 de outubro, quatro meses antes do início dos Jogos de Inverno, e percorrerá cerca de 65 mil quilômetros. Os Jogos de Sochi serão disputados a partir do dia 7 de fevereiro de 2014.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo