Depois de partir dentro do foguete russo Soyuz, tripulado com três astronautas, a tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Sochi chegou nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional. O objeto que simboliza o espírito olímpico partiu do Casaquistão e foi lançado ao espaço para celebrar a competição que será realizada na Rússia, no ano que vem.
O canal de TV da NASA, a agência espacial norte-americana, transmitiu ao vivo o lançamento do foguete, que partiu de uma base em Baikonur, no Casaquistão, exibindo em sua fuselagem um logotipo dos Jogos de Sochi.
O Soyuz chegou à Estação Espacial Internacional cerca de seis horas depois de seu lançamento e foi acoplado com sucesso no local, sendo que a tocha precisou ser apagada por razões de segurança. Acesa, ela consumiria oxigênio considerado precioso para os tripulantes, além do que representaria um risco para o foguete.
A missão espacial, cuja volta à Terra está prevista para acontecer na segunda-feira, conta com o russo Mikhail Tyurin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wataka como astronautas do foguete. A tocha ficará no espaço por cinco dias e será exibida em uma caminhada espacial no sábado, sendo que pela primeira vez na história o objeto sairá de dentro de uma nave e terá contato direto com o espaço em si.
O objeto foi carregado aceso até a Soyuz pelo trio de astronautas e a ideia de usá-lo em uma missão deste tipo não é inédita, pois em 1996 a tocha olímpica dos Jogos de Atlanta foi lançada dentro de um foguete da NASA, mas ela ficou apenas dentro da nave espacial. “É um grande prazer e responsabilidade trabalhar carregando este símbolo da paz”, disse Tyurin, antes do lançamento ocorrido nesta quinta.
O revezamento da tocha dos Jogos de Sochi, que irá durar quatro meses ao total, começou em Moscou em 7 de outubro e será o mais longo da história das olimpíadas. A maior parte dos 65 mil quilômetros previstos deste percurso será realizado de avião, trem, carro e até mesmo trenó puxado por renas, mas 14 mil pessoas irão carregar o objeto em paradas que ocorrerão em mais de 130 cidades e vilas. Ao fim desta maratona, a tocha será usada para acender a chama olímpica dos Jogos de Sochi em 7 de fevereiro, dando início ao evento que irá até o dia 23 do mesmo mês.