A tocha olímpica chegou nesta sexta-feira (18) a Bangcoc, na Tailândia, onde desfilará no sábado. O fogo foi levado para um hotel de luxo logo depois do desembarque no aeroporto local, e ficará protegido até o início do revezamento. Cerca de 2 mil policiais devem fazer a segurança do anteparo na passagem pelo país.

continua após a publicidade

O primeiro-ministro tailandês, Samak Sundaravej, disse não acreditar que o evento seja marcado por protestos pró-Tibete e contra a China, como aconteceu em Londres, Paris, San Francisco e, ontem, em Nova Délhi – cidade que teve o maior esquema de segurança até o momento, com 15 mil homens.

"A passagem da tocha é uma coisa boa para a Tailândia, nossos habitantes devem ficar orgulhosos", disse o primeiro-ministro, que ironizou a possibilidade de haver manifestações. "Por que alguém protestaria aqui? Por que eles não vão protestar na China?

Na chegada ao país, pelo menos, as manifestações vistas foram favoráveis. Cerca de 30 pessoas com bandeiras chinesas e dos Jogos Olímpicos estavam no aeroporto quando o avião com o fogo chegou.

continua após a publicidade

Depois de passar o sábado na Tailândia, a tocha segue para Malásia e Indonésia. O revezamento continuará por cidades da Ásia e Oceania até o dia 8 de agosto, quando o fogo chegará a Pequim para acender a pira olímpica no Estádio Nacional da China o "Ninho de Pássaro", na cerimônia de abertura dos Jogos.