A Federação Paranaense de Futebol se antecipou à justiça desportiva e divulgou ontem a tabela do octogonal final do Campeonato Estadual.
Segundo a FPF, a disposição dos jogos foi elaborada em conjunto com representantes da RPC e da Globosat, emissoras que transmitem o torneio nos canais aberto e fechado.
A tabela já reserva uma polêmica: o 1.º colocado na fase de classificação terá que enfrentar o 2.º no campo do adversário, na quarta rodada.
A FPF aplicou o critério que já havia anunciado para os mandos de jogo: os quatro primeiros colocados na primeira fase levam a vantagem de disputar quatro partidas em casa e três fora.
Mas o caso levanta dúvida, uma vez que o mal-redigido regulamento prevê, no artigo 9.º, que na segunda fase as oito classificadas se enfrentam em turno único, “com mando de campo da equipe que teve melhor classificação geral na fase anterior”.
Se interpretado ao pé da letra, pode-se concluir do item que o vencedor da fase preliminar disputaria os sete jogos em casa.
O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) julga hoje uma ação declaratória da procuradoria para esclarecer este item do regulamento.
Se o entendimento dos auditores for diferente do da FPF, a tabela divulgada ontem terá que ser refeita.