Depois de seguidos adiamentos, indefinições e recursos, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) finalmente deve julgar hoje, a partir das 19h, o caso da confusão entre Operário e Foz do Iguaçu, pela Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.
O julgamento do recurso estava marcado para a quinta-feira da última semana, mas foi adiado a pedido do Operário. O caso se arrasta nos tribunais desde junho.
O episódio do abandono de campo por parte do Fantasma, na partida que valia a classificação para a elite estadual em 2009, foi apreciado pela 2.ª Comissão Disciplinar no TJD-PR no começo de setembro.
O órgão de 1.ª instância condenou o Operário à perda de 6 pontos, multa de R$ 10 mil e proibição de disputar a Divisão de Acesso do ano que vem. O time de Ponta Grossa recorreu da sentença, que colocou o Foz na 1.ª Divisão.
O time de Ponta Grossa praticamente desistiu de recuperar os pontos. O objetivo é reverter a suspensão para que o clube possa jogar a Segundona do ano que vem. Se a punição for mantida, o Operário só voltaria ao profissionalismo em 2010, na 3.ª divisão.
Além disso, perderia para o Francisco Beltrão o 3.º lugar na Divisão de Acesso, posição que pode valer uma vaga na elite em caso de desistência de um dos 16 times da Série Ouro. O resultado ainda não será definitivo, pois cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro.