Logo após empatar em 1 a 1 com a Colômbia e perder seus primeiros dois pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, o técnico Tite afirmou ter ficado satisfeito com o desempenho da equipe. Em sua avaliação, o Brasil foi melhor do que no jogo com o Equador, e só não saiu vitorioso do Estádio Metropolitano Roberto Meléndez por conta de erros nas finalizações.

continua após a publicidade

“A Colômbia tem jogadores com condições ofensivas de muita qualidade, James [Rodríguez], Falcao Garcia, Cardona. É uma equipe que tem opções ofensivas distribuídas e requer atenção de marcação muito forte. Fiquei mais feliz com o desempenho nesta partida do que contra Equador. Neste jogo mantivemos um padrão de atuação consistente. O empate foi justo, mas se tivesse um ganhador seria o Brasil, porque teve mais chances”, avaliou Tite.

continua após a publicidade

Segundo o técnico, o Brasil pecou num fundamento para não ter mantido seus 100% de aproveitamento sob seu comando nas Eliminatórias: o chute a gol. “Jogos neste nível tu não vais ter um número grande de finalizações. Ser efetivo e transformar em gols é fundamental. Um exemplo: o primeiro lance de perigo da Colômbia no segundo tempo terminou em gol”, comparou Tite.

continua após a publicidade

“Gostei da maturidade da equipe, de jogar com toda uma atmosfera. Inconscientemente já está classificada, mas vinha enfrentar uma equipe mobilizada. A gente pecou na finalização. Tínhamos que fazer o [goleiro] Ospina treinar mais. Gosto de posse bola com número de chances e número de finalizações certas. Isto é consistência”, insistiu o técnico da seleção.

Tite também deixou transparecer que não ficou satisfeito com o desempenho de Firmino, testado no lugar de Gabriel Jesus. Por outro lado, elogiou Fernandinho, escolhido para o lugar de Casemiro diante dos colombianos.

“Fernandinho é importante. Thiago (Silva) jogou muito, a equipe toda. Quando há um processo criativo, há uma dificuldade maior, de entrosamento. O Firmino tem mais pra dar. Foi uma atuação normal. O Casemiro e o Fernandinho podem jogar juntos, eles jogam muito igual”, disse o treinador.