Times paranaenses começam brasileirão em baixa

O desempenho dos paranaenses na largada do Brasileirão – uma vitória, um empate e quatro derrotas em seis jogos disputados – causou certa apreensão nos torcedores do trio-de-ferro. É fato que ainda restam 40 rodadas – ou 120 pontos – a serem disputados, mas nunca Atlético, Coritiba e Paraná tiveram aproveitamento conjunto tão ruim como em 2005.

Os quatro pontos obtidos representam o pior retrospecto paranaense nas duas rodadas iniciais desde 1993, quando os três disputaram juntos a divisão de elite pela primeira vez. O Paraná tem o aproveitamento mais fraco (22%) entre os estados com mais de um time no Brasileirão-2005.

Até então, o pior retrospecto havia sido registrado em 1998, quando o trio-de-ferro fechou a segunda rodada somando cinco pontos – incluindo os dois do Atletiba que acabou empatado na rodada de abertura. A arrancada ruim daquele ano, aliás, preconizou tempos difíceis, especialmente para Atlético e Paraná, que fizeram fracas campanhas. O Rubro-Negro ficou em 18.º, até hoje sua pior colocação desde a volta à elite, em 95, e o Tricolor só escapou do rebaixamento na última rodada.

A melhor campanha após dois jogos foi registrada em 2001, ano em que o Atlético conquistou o segundo título nacional para o Estado. Até aquela altura do campeonato, os times curitibanos haviam somado 13 pontos em 18 possíveis, ou 72%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo