O segundo turno do Campeonato Brasileiro tornou-se um pesadelo para os clubes paranaenses. Depois de o Trio de Ferro realizar um primeiro turno excelente, com Atlético e Paraná terminando no G4 das Séries A e B, respectivamente, e o Coritiba em oitavo, apenas a seis pontos do G4, nesta segunda metade da competição nenhum deles manteve o mesmo desempenho.
Entre os rivais, o Furacão foi o que menos oscilou, mas ainda assim está abaixo do que vinha rendendo. No primeiro turno, a equipe somou 34 pontos em 19 jogos, com um aproveitamento de 59,65% e ficando em quarto lugar. Já no returno, o Rubro-Negro tem 50% de aproveitamento, o que o coloca em 10.º lugar, com 18 pontos, cinco atrás do Goiás, que atualmente é o 4.º.
Ainda assim, a situação na questão de pontuação nos dois turnos é muito semelhante. Nas 12 primeiras rodadas do primeiro turno, o Atlético saiu da zona de rebaixamento para ocupar o quarto lugar. Somou 19 pontos, apenas um a mais do que agora, e muito por conta das quatro vitórias consecutivas que o Furacão somou entre as 9.ª e 12.ª rodadas, o que lhe rendeu um aproveitamento de 52,78%.
Já a situação de Coxa e Tricolor é mais delicada. Depois de um início de Brasileirão avassalador, o Alviverde nem de longe repetiu as boas atuações no segundo turno. Tanto que é apenas o 16.º colocado, com 12 pontos e pífios 33,33% de aproveitamento, bem abaixo dos 49,12% da primeira metade da competição. Tanto que, antes da goleada por 4 x 0 sobre o Grêmio, no domingo passado, o time estava na zona de rebaixamento do returno e brigava seriamente contra a degola para a Série B.
Se for levado em consideração apenas os 12 primeiros jogos na competição, a queda do Coritiba foi ainda maior. Na ocasião, o clube somava 23 pontos, ocupando o terceiro lugar na classificação e com um aproveitamento de 63,89%. O alento são as duas últimas vitórias, que parecem ter feito o Alviverde reencontrar o caminho das boas atuações.
No caso do Paraná, a luta para retornar à elite do futebol brasileiro se complicou consideravelmente. Após terminar o primeiro turno em 3.º, com 36 pontos e 63,15% de aproveitamento, na metade final da Série B, o time paranista diminuiu sua produtividade em quase pela metade. Somou apenas 14 pontos até aqui, o que dá 35,90% de aproveitamento, e é apenas o 14.º colocado, a um ponto da fictícia ZR.