São Paulo (AE) – A briga judicial entre os clubes da Nossa Liga de Basquete (NLB) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) deve esquentar nos próximos dias. Na sexta-feira, o presidente da Liga, Oscar Schmidt, afirmou ter conseguido importante vitória judicial terça-feira.
Com a divulgação no diário oficial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, prevista para a próxima semana, a CBB terá de aceitar as inscrições dos clubes que participam da NLB no Campeonato Nacional sob pena de multa diária de R$ 5 mil retroativas ao dia 12 de dezembro.
Segundo o advogado da NLB, Heraldo Panhoca, na referida data, os clubes que integram a liga conseguiram uma liminar contra o item do regulamento do Brasileiro que obriga-os assinar uma carta onde se comprometem a não disputar competições semelhantes e determinando a inscrição da equipe da Telemar no campeonato sul-americano.
A CBB teria acionado a justiça com um agravo contra a liminar, recusado. "Foi uma vitória moral porque mostra que estamos certos em nos apoiar na Constituição que nos dá o direito de ter a Liga", disse Oscar, que agora aguarda decisão da ação principal no TJ do Rio.
Por meio da assessoria de imprensa, a CBB diz que a juíza da 46.ª Vara do TJ, Maria Luiza Niedarauer pediu prazo de cinco dias para deliberar sobre a inscrição dos clubes no brasileiro e reconheceu que a entidade fez o que devia no caso da inscrição da Telemar no Sul-Americano. A CBB informou que cumprirá todas as decisões judiciais.
Resultados
Na sexta-feira à noite foram disputados quatro jogos pelo Nacional Masculino de Basquete e os resultados foram: Joinville/Univille 122 x 65 SEB/Brusque/Havan, em Joinville (SC); Universo/Ajax 69 x 61 Conti/Amea/Assis, em Goiânia (GO); Sport Recife 72 x 82 Bandeirantes/Rio Claro, em Recife (PE); e Americana Basketball 59 x 72 Flamengo/Petrobras, em Americana (SP).
Com isso, os líderes das chaves não mudam. No Grupo A, o primeiro colocado é o Uberlândia, com 90,9% de aproveitamento em 11 jogos (10 vitórias e uma derrota), enquanto no Grupo B a liderança é de Franca, com 85,7% em 14 partidas (12 vitórias e duas derrotas). A competição voltará a ter jogos no domingo.