Os números oficiais comprovam o que os clubes já perceberam: a Timemania é um imenso fracasso de público. A pedido do Paraná Online, a seção de loterias da Caixa Econômica Federal levantou que entre janeiro e junho de 2009 a Timemania arrecadou um total de R$ 60,55 milhões. Se mantiver o desempenho no segundo semestre, a loteria fechará o ano com movimento de aproximadamente R$ 121 milhões.
O valor é mais de quatro vezes inferior à arrecadação estimada quando a Caixa lançou a loteria, em fevereiro de 2008 (cerca de R$ 500 milhões anuais). Preocupado, o Clube dos 13 montou uma comissão no final do ano passado para descobrir porque o apostador rejeitou a loteria criada para salvar os times de futebol, atolados em dívidas.
O atual cogestor de marketing do Coritiba, Roberto Pinto da Silva Júnior fez parte do grupo na época, era funcionário do Atlético. Segundo ele, o principal fator é o preço do volante, que custa R$ 2,00.
Ele é mais caro que a popular Mega-Sena e custa o dobro da aposta mínima da Loteca, “concorrente” na área esportiva. “A crise econômica adiou o reajuste das demais loterias, tornando a Timemania pouco atraente”, diz Silva.
Outro fator, segundo ele, é o modelo do volante. Os clubes desenharam uma cartela mais moderna e colorida, com escudinhos de todas as equipes. A Caixa rejeitou, alegando que não poderia fugir do padrão das demais modalidades de jogatina.
Por fim, o valor do prêmio, que normalmente fica na casa dos R$ 2 milhões, também não motiva a “fezinha”. “Infelizmente a Timemania não deu certo”, resume o vice-presidente financeiro do Paraná Clube, Waldomiro Gayer Neto.