A média histórica é pouco animadora para o Paraná Clube. Desde que caiu para a Segundona, o Tricolor jamais conseguiu um desempenho contundente nas últimas rodadas da competição. Curiosamente, a melhor campanha nas sete rodadas finais ocorreu em 2008, ano em que o clube precisou “se virar” para não cair para a Série C. Naquela temporada, fez 12 dos 21 pontos em disputa e fechou o ano num modesto 11.º lugar.
Nos anos seguintes, o Paraná não viveu o mesmo sufoco. Porém, praticamente só cumpriu tabela nas últimas rodadas. Tanto em 2009 como no ano passado, após 31 rodadas, a colocação era exatamente a mesma de hoje: 10.º lugar. No fim, o clube fechou as participações com 53 pontos por duas vezes seguidas. Caso o atual desempenho de Macuglia seja mantido (54,17%), o Tricolor encerraria o ano na faixa dos 55 pontos, marca insuficiente para o acesso.
Para surpreender, o time paranista teria que emplacar pelo menos seis vitórias, num desempenho absurdamente superior ao da Portuguesa, líder da competição.