Depois de ter sido condenado a ficar uma semana preso por dirigir sem carteira de habilitação após se envolver em um acidente quando estava na direção de um Porsche, o nadador chinês Sun Yang, dono de duas medalhas de ouro olímpicas, segue sofrendo com as duras consequências provocadas pelo seu comportamento fora das piscinas.
Nesta quarta-feira, o chinês de 21 anos foi expulso da equipe olímpica de natação da China (CSAC, na sigla em inglês), um dia depois de ter sido suspenso de treinos e competições por tempo indeterminado por repetidas faltas e por ter ficado incomunicável. Esta punição anterior foi confirmada na última terça pela Zhejiang College of Sports, universidade defendida pelo atleta e onde ele costuma treinar.
A nova punição foi anunciada pela CSAC por meio de um comunicado nesta quarta, no qual o organismo destacou que Yang foi “suspenso de todas as competições no país e no exterior, suspenso dos treinamentos com o time nacional de natação e suspenso de todas as atividades sociais e comerciais relacionadas com a equipe nacional”.
Primeiro homem chinês a ganhar um ouro olímpico na natação com suas vitórias nos 400 e 1500 metros livre nos Jogos de Londres, em 2012, Yang chegou a se desculpar publicamente, na última segunda-feira, por meio de sua página no Twitter, por dirigir sem carteira de habilitação, depois de ter se envolvido em um acidente de trânsito no último domingo.
O astro chinês da natação, que também ganhou três medalhas de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos em agosto, disse que estava dirigindo o carro de um parente quando foi atingido por um ônibus na cidade de Hangzhou. Por causa do ocorrido, ele também acabou sendo multado.
Ao justificar a punição anunciada nesta quarta, a CSAC enfatizou que o atleta “rompeu uma série de regras da equipe, violou o espírito do esporte e manchou a imagem da natação da China e dos atletas chineses”.