O empate por 1 a 1 com a Portuguesa na noite de hoje, no Canindé, levou o Corinthians aos 43 pontos, que, nas contas do técnico Tite, o livram de qualquer risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, para a Lusa, e o meia Douglas, para os visitantes, marcaram os gols.
O time alvinegro se mantém na sétima colocação. A Portuguesa é a 12ª colocada, com 37 pontos, a 10 da zona de rebaixamento.
O Corinthians não teve quatro jogadores que estão servindo às suas seleções: o volante Paulinho, o atacante argentino Martínez, o meio-campista Ramírez e o centroavante Guerrero, ambos peruanos. Lesionados, o zagueiro Chicão, o meia Danilo e o meia-atacante Jorge Henrique também desfalcaram a equipe.
A equipe rubro-verde não contou com os volantes Boquita e Léo Silva.
A Portuguesa saiu na frente aos 12min. Na direita, Marcelo Cordeiro bateu falta para a área, o zagueiro Rogério não alcançou a bola, mas atrapalhou o goleiro Cássio. Os corintianos reclamam de impedimento.
Quatro minutos mais tarde, Douglas empatou com um golaço. Arriscou de longe, com liberdade, e acertou o ângulo direito de Dida.
Capitão alvinegro, o atacante Emerson começou a sentir dores logo aos 2min. Saiu aos 19min, para a entrada de Giovanni, das categorias de base. Porém, a equipe foi dominando a partida e esteve perto de virar o placar.
Aos 10min do segundo tempo, entretanto, os donos da casa reclamaram de um gol anulado do artilheiro Bruno Mineiro, que aproveitou rebote de Cássio na pequena área, após chute de Zé Antônio.
A Portuguesa encerrou de maneira positiva os confrontos contra os quatro clubes grandes do Estado nesta competição. Perdeu somente para os sã-paulinos. Empatou duas vezes com os corintianos, obteve quatro pontos ante o Palmeiras, mais quatro ante o Santos e três contra o São Paulo.
Na próxima rodada, quarta-feira, às 22h, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro em Varginha, enquanto a Portuguesa recebe o Flamengo.
Devido ao terceiro cartão amarelo, cumprem suspensão Ralf no time alvinegro e Lima e Marcelo Cordeiro na equipe rubro-verde.
PORTUGUESA
Dida; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Zé Antônio (Héverton), Rogério e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho
CORINTHIANS
Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson, Douglas (Chiquinho) e Romarinho; Emerson (Giovanni). Técnico: Tite
Estádio: Canindé, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Gols: Marcelo Cordeiro, aos 12min, e Douglas, aos 16min do primeiro tempo
Cartões amarelos: Lima (P), Marcelo Cordeiro (P), Zé Antônio (P), Moisés (P), Fábio Santos (C) e Ralf (C)
Renda/Público: R$ 233.060,00 / 7.397 pagantes