Acabou neste sábado a aventura do Sainte-Marienne na Copa da França. A equipe, da Ilha Reunião, localizada próxima a Madagáscar, no Oceano Índico, conseguiu avançar de forma inédita até a nona fase do torneio. Neste sábado, foi até a França continental e perdeu por 2 a 0 para o Ajaccio, da primeira divisão.
Território ultramarino da França, a Ilha Reunião tem o mesmo status de Martinica, Guadalupe e a Guiana Francesa e seus times têm o direito de participar da Copa da França. A competição, que têm mais de mil clubes, tem seis fases preliminares regionais. O Sainte-Marienne entrou na segunda delas, fazendo 15 a 2 no primeiro adversário.
Só a partir da sétima fase é que a equipe passou a jogar na França continental, eliminando equipes também de divisões inferiores. Agora, com a entrada dos times da primeira divisão, deu azar no sorteio para pegar o Ajaccio, também de uma ilha, de Córsega, mas que fica próxima à França.
O time, amador, acabou até mesmo homenageado pelos jogadores do Ajaccio, que fizeram um corredor para parabenizar os rivais na saída do gramado. Toulouse e Nantes, entre outros times, também se classificaram neste sábado para a fase anterior à de oitavas de final.