O temporada não poderia ser melhor para a central Duda. A jogadora brasileira, depois de faturar o inédito título mundial com a seleção, conquistou, neste domingo, também o mais importante torneio interclubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. Em Budapeste, diante de mais de 13 mil torcedores, o Gyor, da Hungria, faturou o bicampeonato com uma vitória por 27 a 21 sobre o Buducnost, de Montenegro.

continua após a publicidade

Duda fez quatro gols na decisão e foi a segunda principal artilheira da sua equipe, atrás apenas da húngara Anita Gorbicz, que terminou como maior marcadora da competição. Na semifinal, sábado, a brasileira já havia feito cinco gols, novamente ficando atrás só de Gorbicz.

Para coroar a conquista, Duda foi eleita a melhor central da competição, em votação feita pela internet antes do início do Final Four. A jogadora, vale lembrar, foi também escolhida, por especialistas, como a melhor jogador do Mundial da Sérvia, ano passado, quando o Brasil foi campeão.

Desde que a Liga dos Campeões foi criada, em 1993, o maior campeão é o Hypo, da Áustria, que venceu o torneio quatro vezes. Viborg e Slagelse, ambos da Dinamarca, venceram três vezes.

continua após a publicidade

Sem condições de valorizar as campeãs mundiais, o Hypo viu a Confederação Brasileira de Handebol não renovar o convênio com o clube para a próxima temporada. Assim, a partir do ano que vem, a goleira Babi e a ponta-direita Alexandra, melhores do Mundial nas respectivas posições, vão jogar no Baía Mare, da Romênia.

No mesmo país, mas no CSM Bucareste, também jogarão a central Ana Paula, a goleira Mayssa, a ala Deonise e a ponta-esquerda Fernanda. Já Dara, a capitã da seleção brasileira, fechou com o Nantes, da França.

continua após a publicidade