Os franceses presenciaram, nesta quarta-feira (19), uma façanha histórica. Diante de mais de 35 mil pessoas no estádio, em Nantes, o pequeno Carquefou (time amador que joga a 5.ª Divisão) derrotou o Olympique de Marselha por 1 a 0, pelas oitavas-de-final da Copa da França.
Com um gol do meia senegalês Papa Idrissa N´Doye, aos sete minutos do primeiro tempo, a equipe da região de Nantes eliminou o atual quarto colocado da Primeira Divisão francesa – ainda na luta por vaga na Liga dos Campeões da Europa – e que já venceu a Copa da França por 10 vezes.
No final do jogo, os atletas do Carquefou deram uma volta olímpica para comemorar com a torcida a inédita classificação. "O que está acontecendo com a gente é algo extraordinário", disse o capitão Sebastien Le Paih.
Outros três jogos aconteceram nesta quarta. O Bordeaux precisou da prorrogação para ganhar do Lille por 2 a 0 – um gol foi do volante Fernando Menegazzo, que já teve chance na seleção brasileira de Dunga. O Metz, lanterna do Campeonato Francês, ganhou do Lorient por 1 a 0, e o Amiens (2.ª Divisão) ganhou nos pênaltis (4 a 2) do Arles (3.ª Divisão) após empate por 1 a 1.
Na terça, outras quatro equipes se classificaram às quartas-de-final: Lyon, Paris Saint-Germain, Sedan e Dijon. Um sorteio definirá os confrontos.