São Paulo – Hoje, às 21h45, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Corinthians entrará em campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro e tentar acabar com um tabu: vencer o Juventude. Com 39 pontos, dez a mais que o adversário, a equipe não vence times do Rio Grande do Sul há dois anos. E o principal algoz é justamente o rival da primeira rodada do returno.
O resultado mais positivo conquistado pelo Timão contra equipes gaúchas desde 2003, quando bateu o Internacional por 3 a 1, em casa, foi o empate por 2 a 2 com o Juventude na estréia do Nacional deste ano, no Pacaembu. Apesar do retrospecto desfavorável, o alvinegro sabe que precisa roubar pontos fora de casa se quiser continuar no topo da tabela, já que Goiás e Paraná, que somam 37 pontos e se enfrentam hoje, podem alcançá-lo.
Para a partida, o técnico Márcio Bittencourt tem vários desfalques. O goleiro Fábio Costa, os volantes Mascherano e Wendel, o meia Roger, o lateral Coelho e o zagueiro Marinho estão entregues ao departamento médico. Além deles, Edson, suspenso por 120 dias, e Carlitos Tevez, que cumpre a última partida da pena de três jogos justamente contra o Juventu-de, são os problemas a serem administrados pelo treinador corintiano.
Com tantas vagas a serem preenchidas, nem mesmo o retorno de Gustavo Nery alivia a situação do Corinthians. Márcio tem a opção de escalar o atleta no meio-campo, mas a tendência é que escale Carlos Alberto na vaga de Roger e mantenha Nery na lateral-esquerda. Outras duas opções são as entradas de Dinelson ou Hugo. Nas demais posições, Marcelo continua no gol, Eduardo Ratinho na lateral-direita, Bobô no ataque e Fabrício ficou com o lugar de Wendel.
Do outro lado, o técnico Sebastião Lazzaroni está ?por um fio?. O treinador corre sério risco de demissão se o clube gaúcho for derrotado pelo Corinthians. O substituto de Dorival Júnior conseguiu apenas uma vitória em cinco partidas e as duas derrotas seguidas para equipes mineiras (3 a 1 para o Cruzeiro, em casa, pela Copa Sul-Americana e 2 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela competição nacional) aumentaram bastante a instabilidade emocional dos jogadores do alviverde.
Para o duelo desta quarta, o Juventude tem ao menos duas boas notícias. A primeira fica por conta da estréia do ala Roger. Já a segunda é o retorno do meia-atacante Caíco, que cumpriu suspensão automática na última rodada. A baixa da equipe, entretanto, é o atacante Zé Carlos. Com uma grave lesão muscular, o atleta foi vetado pelo departamento médico e deve passar os próximos 45 dias afastado dos gramados. Assim, Tucho será escalado novamente no setor ofensivo, ao lado do jovem Marcelinho.
Ficha técnica
Juventude – Doni, Ederson, Antonio Carlos e Daniel; Magal, Leandro, Bruno Lança, Caíco e Roger; Tucho e Marcelinho. Técnico: Sebastião Lazzaroni. Corinthians – Marcelo, Eduardo Ratinho, Sebá, Betão e Gustavo Nery; Fabrício, Marcelo Mattos, Rosinei e Carlos Alberto (Dinelson ou Hugo); Jô e Bobô. Técnico: Márcio Bittencourt. Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ). Assistentes: Eurivaldo de Farias Lima e João Luiz Ribeiro Magalhães (RJ). Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Horário: 21h45.