Medalha de prata em Sydney e bronze em Pequim, o judoca Tiago Camilo decidiu mudar de categoria para fazer história. O atleta subirá um “peso” para o ciclo olímpico de Londres – 2012.
Atual meio-médio (81 kg), Tiago Camilo lutará pelos médios (90 kg) para tentar um feito até então inédito no judô mundial. Prata com apenas 18 anos em Sydney na categoria leve (até 73 kg) e bronze no meio-médio, o judoca procura sua terceira medalha olímpica em uma terceira categoria diferente.
“Nenhum judoca do mundo ‘medalhou’ em três categorias diferentes. Quero marcar o mundo, não só o Brasil. E tem de ser um caminho bem trilhado e especial. É o que vai me fazer acordar todos os dias e seguir o caminho”, afirmou Camilo.
Como primeira alteração, Tiago Camilo mudou de equipe. O judoca trocou a Sogipa, de Porto Alegre, pelo EC Pinheiros, da capital paulista. Com 26 anos de idade, o judoca não prevê facilidades para a nova empreitada.
“Quando se muda de categoria, nem sempre se tem o mesmo desempenho. Mudam os adversários, o estilo de luta, a dieta e o corpo. O desafio é ainda melhor. Quero tentar manter a explosão dos 81 kg na categoria 90. Não será fácil”, previu Tiago Camilo.