Nunca foi tão difícil ser campeão do mundo. Para ficar com o primeiro lugar no Mundial de Judô, que será disputado dos dias 13 a 16, no Rio, na categoria meio-médio (81 quilos), o judoca Tiago Camilo terá pela frente 72 adversários. ‘Vou ter de lutar seis vezes para ganhar o título’, afirmou o atleta, de 25 anos, medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000.

continua após a publicidade

Seu trabalho será muito mais difícil do que aquele realizado no Pan do Rio, quando precisou de apenas 1min59 para vencer seus três oponentes por ippon (golpe perfeito) e colocar a medalha de ouro no pescoço. ‘O Mundial será tão difícil quanto a Olimpíada de Pequim.

Há dois anos, no Mundial do Cairo, no Egito, Tiago ficou na sétima colocação. Desta vez, deverá ficar entre os cinco primeiros para garantir a vaga olímpica para o Brasil na categoria. Além da quantidade recorde de adversários, os maiores lutadores do momento confirmaram presença na Arena Olímpica, em Jacarepaguá. Estarão em ação o grego Ilias Iliades, atual campeão olímpico, e o holandês Guillaume Elmont, detentor do título mundial.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

continua após a publicidade