Após decepcionar no fim de semana, o australiano Ian Thorpe disse nesta segunda-feira que ainda é cedo para fazer uma avaliação do seu retorno às piscinas. Dono de cinco títulos olímpicos, o nadador foi apenas o 10º colocado na prova dos 200 metros livre no Campeonato Italiano Absoluto de Inverno em sua primeira competição em piscina longa, de 50 metros.

continua após a publicidade

“Estou de olho no meu tempo, se estou rápido. Observo, critico minha performance, mas não tenho controle sobre os demais competidores. Neste momento o desempenho dos outros não me preocupa, talvez mais tarde. Mas agora é muito prematuro [para se comparar aos demais]”, afirmou o australiano.

Campeão olímpico em Atenas nos 200m livre, Thorpe ficou distante dos demais nadadores no fim de semana. Ele marcou 1min51s51, sete segundos acima do tempo vitorioso registrado pelo norte-americano Ryan Lochte (1min44s44) no Mundial, em Xangai. Com seu desempenho, Thorpe também ficou distante das marcas exigidas nas seletivas australianas para a Olimpíada de Londres.

“Estou treinando neste momento. Vim aqui para ter a oportunidade de enfrentar nadadores velozes. Foi importante ter competido, independentemente do resultado. Tenho que me manter neste nível”, analisou o atleta de 29 anos, que encerrou sua aposentadoria precoce após ficar cinco afastado das piscinas.

continua após a publicidade

De olho nos Jogos de Londres, em 2012, o australiano anunciou seu retorno à natação em fevereiro, e já havia participado das etapas de Cingapura, Pequim e Tóquio da Copa do Mundo de Natação em piscina curta. Mesmo longe de sua melhor forma, o dono de 11 títulos e 13 recordes mundiais buscará sua vaga na Olimpíada na seletiva australiana em março.