O australiano Ian Thorpe divulgou comunicado nesta segunda-feira para desmentir as notícias que começaram a circular na imprensa da Austrália sobre o seu possível retorno à natação. Segundo ele, não há chance de interromper a aposentadoria iniciada no final de 2006.
Segundo a imprensa australiana, Thorpe já teria dito a vários nadadores do país que estava pensando em voltar a competir, para poder disputar a Olimpíada de Londres, em 2012. Mas o supercampeão tratou de desmentir. “Não tenho intenção de retornar às competições”, avisou.
Dono de cinco medalhas de ouro olímpicas – tem mais três de prata e uma de bronze – e de 11 títulos mundiais, além de ter quebrado o recorde mundial 13 vezes, Thorpe tem apenas 27 anos. Mas resolveu se aposentar precocemente por causa das seguidas lesões e da falta de motivação.
E, pelo jeito, ele não deve mesmo voltar. “Minha posição expressada em 2006, quando me aposentei, não mudou. Um retorno é altamente improvável”, diz o comunicado divulgado por Thorpe. Atualmente, o ex-nadador faz curso universitário e cuida de sua fundação.