Vencedor de cinco medalhas de ouro olímpicas e um dos maiores nomes da história da natação, Ian Thorpe já admite a possibilidade de fracassar em sua tentativa de conquistar classificação para a Olimpíada de Londres, que será realizada entre 27 de julho e 12 de agosto.
O nadador australiano, que voltou a competir em provas oficiais depois de encerrar um período de cinco anos de aposentadoria, afirmou nesta quarta-feira que os seus resultados recentes indicam que ele tem grande chance de não fazer parte da equipe de natação do seu país nos Jogos Olímpicos. O atleta admite que talvez tenha demorado demais para retornar ao esporte que o consagrou.
“O resultado mais realista dessa situação é que eu provavelmente irei fracassar… Eu desejava poder ter mais seis meses para me preparar”, afirmou Thorpe, de 29 anos, em entrevista para a rede de TV australiana Ten.
Antes de voltar às piscinas, em fevereiro de 2011, o australiano anunciou a sua aposentadoria em novembro de 2006, depois de conquistar 13 recordes mundiais e ganhar 11 medalhas de ouro em Mundiais. Os seus últimos resultados de expressão foram as medalhas de ouro nos 200 e 400 metros livre da Olimpíada de Atenas, em 2004.
Depois de voltar aos treinos visando como objetivo maior a disputa dos Jogos de Londres, Thorpe competiu pela primeira vez em novembro, quando não teve sucesso em eventos de piscina curta (de 25 metros) em Cingapura, Pequim e Tóquio. E o desempenho fraco se repetiu em provas em piscinas de tamanho olímpico (de 50 metros) na Austrália e na Europa nos últimos três meses.
E a nova dura realidade que enfrenta deixa Thorpe cético em relação às chances de ir aos Jogos de Londres, por meio da seletiva da Austrália que acontecerá a partir do próximo dia 15, em Adelaide. “Toda a expectativa e o desejo de me ver bem existe para mim de uma forma que não existe para outros atletas”, disse o nadador.
Thorpe irá competir na seletiva das provas dos 100 e 200 metros livre, mas no momento tem maior esperança de se garantir nos Jogos de Londres como membro da equipe australiana do revezamento 4×200 metros. “Eu tenho de nadar bem. Eu tenho de nadar rápido e bem em todas as minhas provas”, enfatizou.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)